domingo, 19 de agosto de 2012

A verdadeira razão da vinda da Rainha da Paz


A verdadeira razão da vinda  da Rainha da Paz



Todas as coisas que Deus fez são boas no seu tempo. Além disso, pôs do Seu Coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a Obra Divina de um extremo ao outro. (Ecle 3,11)
Do Senhor é a Terra e a Sua plenitude; o universo inteiro e todos os que nela habitam. (Sl 23,1)


Vejamos: na Mensagem de 25 de Junho de 1991, a Santíssima Virgem disse: «...Rezai. Deus vos ajudará a descobrir a verdadeira razão da Minha vinda. Por isso, filhinhos, rezai e lede a Sagrada Escritura, para que através da Minha vinda, possais descobrir na Sagrada Escritura a Mensagem adequada a cada um de vós...». Dois meses depois repetiu: «… Convido- vos a compreender a importância da Minha vinda e a seriedade da situação» (25. 08.91). E ainda, em 25 de Julho de 1995 disse: «Queridos filhos, também hoje vos convido à oração, porque somente pela oração podeis compreender a Minha vinda aqui».
Portanto, se é necessário um certo empenho («rezai, rezai e lede») para compreender, significa que a razão da Sua vinda não é simples nem imediatamente intuitiva. Por um lado, reconhece que não é fácil compreender as Suas longas Aparições, por outro, afirma que com a ajuda de Deus e da Sagrada Escritura é possível descobrir a razão e a seriedade do momento presente.
Pois bem. Sabemos que a Rainha da Paz veio convidar-nos à conversão e deseja levar todos ao Céu. Mas não só isso, anuncia também acontecimentos dramáticos.
É, de fato, «uma mensagem sem precedentes na história» (04-04-1985). É um convite ao mundo para a conversão "pela última vez". "Não mais aparecerei sobre a Terra", revelou em 02.05.82. Palavras graves, importantes, dramáticas….» (René Laurentin)
A Mãe de Deus espalha as Suas preciosas chamadas por todas as partes do mundo, seja acontecimento de grande dimensão como Medjugorje, sejam pequenas «luzes» locais, para chamar insistentemente os Seus filhos. Para grandes males, grandes remédios: as aparições são milhares. Porquê tanto espanto? Estamos na noite do mundo, a Luz verdadeira desce cada vez mais, e a Santíssima Virgem intensifica as Suas visitas. O Céu – querendo alcançar o maior número de almas possível – multiplica as Suas Fontes de Luz sobrenatural, como faróis na noite espiritual mais negra da humanidade. As várias revelações podem comparar-se a um mosaico cujos componentes forma um único e grande designo de salvação que a pouco e pouco se vai clarificando, com outras "luzes" que se juntam. Visto demasiadamente perto, os componentes juntam-se como pedras cheias de imperfeições, mas à justa distância concorrem em grandes linhas e mostram o desejo global. 

«A Fé é segura, garantida pessoalmente por Deus. Os carismas são falíveis porque, embora dom de Deus, estão na fragilidade humana. Não tenho dúvidas sobre a autenticidade da graça recebida dos videntes em Medjugorje, da paróquia e de milhares de peregrinos que foram convertidos profundamente. Isto, contudo, não garante todos os detalhes das predições e dos pressentimentos, sobre os quais os videntes se tenham enganado em qualquer particular, como, aliás, sucedeu a alguns santos, até canonizados.» (René Laurentin)

Medjugorje é um grande Santuário, foi definido como «o acontecimento do século ». Sem pretender esgotar o argumento, procuramos recapitular alguns pontos principais da Vinda, para tentar compreender algo do verdadeiro motivo da vinda da Santíssima Virgem Maria à Terra. Na teologia cristã o mistério transcende, os processos cognitivos e intuitivos do homem não são uma abstração conceptual, não sublinha, antes de tudo, o que é obscuro ou inacessível. É um dom transcendente e imprevisível de Deus, mas também é outro tanto histórico e concreto. Assim também são as aparições e revelações privadas: dão uma nova Luz, aumentam o conhecimento, se bem que o insondável Mistério de Deus permaneça.

As primeiras mensagens


Compreende-se melhor as coisas quando se conhece o início. As primeiras Mensagens sãos importantes. Sãos as que movimentaram milhões de peregrinos:
«Vim para chamar o mundo à conversão pela última vez. Não aparecerei mais na Terra» (02.05.1982). – Com os acontecimentos que se preparam e estão próximos, será tirado a satanás o poder que ainda detém… rezai para que venha ao mundo o Reino do Amor. Rezai para que reine, quanto antes, um tempo de paz que o Meu Coração espera com impaciência… (25. 06.1995) – Convosco, desejo renovar a oração e convidar-vos ao jejum para oferecer a Jesus, pela vinda de um novo tempo, um tempo de Primavera. (25.10.000) – A paz de mundo está em crise, sede irmãos entre vós, aumentai a oração e o jejum para serdes salvos. (30.11.83) – Apressai a vossa conversão! Não podeis imaginar o que acontecerá nem o que o Pai Eterno enviará sobre a Terra. Por isso, convertei-vos. Renunciai a tudo, fazei penitência. (24. 06.1983) – A desgraça virá se o mundo não se converter. Chamai o mundo à conversão. Tudo depende da vossa conversão.» (15. 02.1983).
A Mirjana, em 15.08.1985: «Anjo Meu, reza pelos não crentes. As pessoas arrancarão os cabelos, o irmão suplicará pelo irmão, maldirá a sua vida passada, vivida sem Deus. Penitenciar-se-ão, mas será muito tarde. Agora é tempo da conversão. Rezai por eles. Convidai todos a rezar o Rosário».

Em 25.10.85 Mirjana disse:
- Aparecendo, a Santíssima Virgem saudou-me com a saudação: «Jesus seja louvado». Depois, falou dos não crentes: «São Meus filhos, sofro por eles. Não sabem o que os espera. Deves rezar mais por eles». Rezei com Nossa Senhora pelos doentes, os infelizes, os abandonados e abençoou-nos. Depois fez-me ver, como num filme, o primeiro segredo. A Terra desolada, a perturbação de uma região do mundo. Eu chorei.

- Por quê tão breve? perguntei.
- No mundo há demasiados pecados. Que fazer, se não Me ajudais? Recordai que vos amo.
- Como pode Deus ter o coração tão duro?
- Deus não tem o coração duro. Olha à volta e vê o que fazem os homens, e depois não mais dirás que Deus tem coração duro. Quantos são os que vêm à igreja como Casa de Deus: com respeito, com fé sólida e amor a Deus? Muito poucos. Este é um tempo de graça e de conversão, É preciso usá-lo bem.

O Padre Petar Ljubicic foi escolhido por Mirjana para revelar ao mundo os primeiros três acontecimentos, três dias antes do primeiro. (Fonte: «Mensagem e pedagogia de Maria em Medjugorje» de René Laurentin - R. Lejeune). 



«Arrepender-se-ão, mas será tarde demais ». Extraordinária afirmação!
Desde há dois mil anos, a Incarnação de Cristo em diante, não há culpa pessoal, por mais grave que seja que não possa ser perdoada, se existir sincero arrependimento. Cristo instituiu, para nós, o admirável Sacramento da Confissão que pode libertar-nos do estado de culpa até no último instante da vida, mas depois da morte definitiva, a Igreja ensina que não mais o arrependimento é possível e se vai ao encontro do Juízo particular.
Catecismo da Igreja Católica 1021: «A morte põe fim à vida do homem como tempo aberto ao acolhimento ou ao refúgio da graça divina surgida em Cristo». É exatamente o sentido do angustiado apelo da Santíssima Virgem: «Este é tempo de graça!» (dado 25 vezes, com a chave da procura do tempo de graça).
Significa, por isso, que devemos morrer todos?
Não parece. Antes, Nossa Senhora fala claramente de um «tempo novo» que nos espera, depois o fim do poder de satanás: «rezai para que venha o Reino de Amor para todo o mundo.» Noutra Mensagem diz: «Convido-vos à renúncia durante nove dias, a fim de que com a vossa ajuda seja realizado tudo o que quero realizar através dos segredos que iniciei em Fátima.» (25.08.1991) Isto é notoriamente o misterioso epílogo da Mensagem de Fátima, o Triunfo do Seu Coração Imaculado. «Desejo que juntos, por meio do amor, os nossos corações triunfem. Desejo que através deste Triunfo vejais a verdadeira verdade, o verdadeiro caminho, a verdadeira vida. Desejo que possais ver o Meu Filho…» (18.03.2007).
Então por que «será tarde de mais»? Isto pressupõe que se trata de um acontecimento excepcional, final. Vê-lo-emos mais à frente, tentando chegar a uma conclusão.


Satanás e o mistério da iniquidade


Sobre este assunto, fala-se pouco ou nada, sobretudo da parte de quem compete mais diretamente tal missão, enquanto que Nossa Senhora nomeia-o mais de cem vezes, nas Suas Mensagens, afirmando solenemente: «Com os acontecimentos que se preparam, proximamente será tirado a satanás o poder que ainda detêm».
Não deixa de refletir sobre o papel e a gravidade de tais informações!
Quando foi anunciada coisa semelhante! Desde há milhões de anos, a humanidade experimenta o poder de satanás e agora é-nos dito que esta situação terminará breve?! Qual será a condição humana depois de tão grandioso acontecimento? A Mensagem de Medjugorje difunde novas doutrinas? Em contrate com a Revelação publica? É indispensável, por isso, encontrar a correspondência entre uma tão importante e central mensagem de Medjugorje e a Palavra de Deus. É absoluto dever dar um passo na Sagrada Escritura onde este evento já está prefigurado.

Vejamos então!



«Vi um Anjo descer do Céu, trazendo na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele agarrou o Dragão, a antiga serpente, que é o diabo, satanás - acorrentou-o por mil anos e atirou-o dentro do Abismo, fechando-o e lacrando-o com um selo, para que não seduzisse mais as nações até ao cumprimento de mil anos…. Felizes e santos os que participam na primeira Ressurreição. Sobre estes a segunda morte não tem poder, eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo». (Ap 20,1-6)


É, precisamente a própria Virgem que nos leva a ler aquela misteriosa passagem do capítulo 20 do Apocalipse. É como nos dissesse: vós estais aqui, próximos dos acontecimentos aqui descritos. De fato, este é o único ponto em toda a Bíblia onde se lê que «o poder de satanás é-lhe tirado». «A vinda do Reino de Deus é a derrota do reino de satanás…» (Catecismo da Igreja Católica 550). Estas duas coisas estão ligadas. Quem pode tirar o poder a satanás? Só Cristo naturalmente, e o acontecimento está realmente descrito no capítulo imediatamente antes, no capitulo 19: 



O EXTERMÍNIO DAS NAÇÕES PAGÃS 

O primeiro combate escatológico

Vi então o céu aberto: eis que apareceu um cavalo branco, cujo montador se chama "Fiel" e "Verdadeiro"; ele julga e combate com justiça. Os Seus olhos são chama de fogo; sobre sua cabeça tem muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém conhece, exceto ele. Veste um manto embebido de sangue e seu nome com que é Verbo de Deus. Os exércitos do céu acompanham-no em cavalos brancos, vestidos com linho branco e resplandecente. Da sua boca sai uma espada afiada para, com ela, ferir as nações. Ele as governará com um cetro de ferro. pisará no lagar do vinho do furor da ira de Deus, Onipotente. Um nome está escrito sobre seu manto e sobre sua coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vi depois um Anjo que, de pé no sol, gritava em alta voz a todas as aves que voavam no meio do céu: «Vinde, reuni-vos para o grande banquete de Deus, para comer carnes de reis, carnes de capitães, carnes de heróis, carnes de cavalos e cavaleiros, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes». Vi então a Besta e os reis da terra reunidos com os seus exércitos para guerrear contra o Cavaleiro e seu exército. Mas a Besta, porém, foi capturada juntamente com o falso profeta, que na presença da Besta, tinha realizado sinais com que seduzira os que haviam recebido a marca da Besta e adorado a sua imagem. Ambos foram lançados vivos no lago de fogo, que arde com enxofre. Todos os outros foram mortos pela espada que saía da boca do Cavaleiro. E todas as aves todas se fartaram com suas carnes. Ap 19,11-21). (Bíblia Jerusalém, CEI 1967) 


Uma primeira conclusão


Também em Medjugorje, como em muitíssimas aparições atualmente em curso no mundo, a Santíssima Virgem anuncia implicitamente o próximo regresso de Cristo. Realmente, Mirjana (vidente), no fim de 1985, falou de maneira explicita quando, interrogada pelo Padre Tomislav Vlasic, disse: «Este período é o período de graças, quando se dão muitas graças, é o período de conversão. Depois, vem um segundo período de uma purificação muito dolorosa para toda a humanidade e, por fim, o encontro com Jesus Cristo, depois do sinal visível» (2 de Novembro de 1985).
Estupefativa afirmação contida no «livro vermelho» dos amigos de Milão de Via Nirone com dezenas de milhares de cópias e traduzido em várias línguas. Ninguém desmentiu, ninguém fez alguma objeção. Talvez poucos tenham feito caso, mas a incrível notícia encheu de alegria as almas em espera. Não bastaria já isto para iluminar de luz radiosa «a verdadeira razão» da vinda da Rainha da Paz a Medjugorje e do Seu angustiado apelo ao mundo? Isto explica o fato de que «sãos as últimas aparições sobre a Terra». No «Reino de Deus», verosimilhante não são necessárias. 


Sugestivas palavras de João Paulo II


«Os que trabalham nos postos avançados da Igreja são como as sentinelas sobre os muros da Cidade de Deus, aos quais nós perguntamos: «Sentinela quanto falta da noite? recebendo a resposta: «Ouvis? As tuas sentinelas levantam a voz, juntamente gritam de alegria, porque vêm com os seus olhos o regresso do Senhor de Sião» O seu testemunho generoso em cada canto da terra anuncia que, próximo do terceiro milénio da Redenção, Deus está a preparar uma grande primavera cristã , da qual já se vê o início.» (da mensagem de João Paulo II de 23.05.1999, em vista da 73ª, Jornada Mundial de Outubro seguinte). Não antecipava talvez João Paulo II as palavras que a Rainha da Paz disse no ano seguinte? «Convosco, desejo renovar a oração e convidar-vos ao jejum de oferta a Jesus para a vinda de um novo tempo, um tempo de primavera» (25.10.2000).
«Na proximidade do terceiro milênio» ano mais, ano menos. Mirjana disse no passado ano 1985, que os acontecimentos estavam «iminentes». 


Santa Faustina Kowalska


No seu Diário, Santa Faustina, fala da segunda vinda de Jesus, não fala de uma vinda «intermédia» - termo infeliz, a abolir. Só faz confusão - mas apenas a segunda vinda como Juiz.


«Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia. E antes que chegue o dia da justiça, será dado ao homens este sinal: Apagar-se-á toda a Luz do Céu e descerá uma grande escuridão sobre toda a Terra. Depois, há-de aparecer o sinal da Cruz no Céu e dos orifícios, onde foram pregadas as mãos e os pés do Salvador, (sairão) grandes luzes, que, por algum tempo, hão-de iluminar a Terra. Isto acontecerá pouco antes do último dia.» (Caderno 1, 35)
«...Então vi Nossa Senhora que me disse: ...tu deves proclamar ao mundo a Sua Misericórdia, preparando-o para a Sua Segunda Vinda, quando Ele vier, não como Salvador Misericordioso, mas como justo Juiz. Oh, quão terrível será esse dia! E decidido está o dia da Justiça, o da Cólera de Deus: os próprios Anjos tremem diante dele.» (Caderno 2, 91).
«Prepararás o mundo para a Minha Vinda.» Caderno 5, 179)
«Tendo uma predileção pela Polónia e, se ela for obediente à Minha Vontade, elevá-la-ei em poder e santidade. Dela sairá a centelha que há-de preparar o Mundo para a Minha derradeira Vinda.» (Caderno 6, 93)
(Diário de Santa Faustina Kowalska)

Parusia e Juízo Universal


A questão teológica da coincidência entre o regresso de Cristo e o Juízo Universal está notoriamente aberta e não resolvida. In dubiis libertas, no sentido de liberdade de refletir, estudar, onde um preciso pronunciamento do Magistério falta, mas se um cristão normal - dotado de um mínimo sensus fidei - ler os últimos capítulos do Apocalipse, regresso de Cristo e Juízo Universal apoiam como dois eventos claramente distintos. Também os subtítulos da Bíblia de Jerusalém orientam nesta direção.